imóveis-venda1-1024x768
jun
24

Falta informações na hora de comprar e alugar um imóvel.

Você, leitor, não vê a hora de mudar, investir na compra da casa própria – ou mesmo alugar um apartamento –, mas a falta de informação quanto aos trâmites envolvidos não lhe dá a devida segurança e isso vem adiando os seus planos. Não precisa preocupar. Com certeza, não é o único a desconhecer sobre taxas devidas e documentação necessária. Levantamento realizado pelo portal imobiliário VivaReal, com 1.056 internautas de dez estados brasileiros – incluindo a Bahia –, apontou que 65,7% deles declararam ter pouco ou nenhum conhecimento sobre o passo a passo para a compra do imóvel, e 60% não sabem quais são as etapas para fechar o contrato de locação. De acordo com o estudo, entre os aspectos que mais preocupam o consumidor no momento da compra são informações sobre contrato, como taxas a pagar, direitos e deveres (60,8%), vistoria e avaliação da unidade (57,6%) e documentação exigida (34,7%). Esses itens, aliás, só ficam atrás da preocupação coma localização do imóvel, citada por 70% das pessoas. Segundo o vice-presidente de marketing do VivaReal, Rodrigo Iannuzzi, o estudo tem como objetivo entender o comportamento do consumidor no momento da compra ou aluguel de imóvel.

 “Também quisemos verificar quem são os principais influenciadores em cada etapa do processo de fechamento do negócio”, acreditamos que o desconhecimento sobre os trâmites na compra ou aluguel não interfira no número de transações, mas pode sim ter um impacto na sua velocidade. Quanto mais seguro o consumidor estiver em relação ao processo,menor será o tempo necessário para sua tomada de decisão”,

Auxílio profissional Para o corretor especialista em imóvel de alto padrão Crisnilson Lacerda, desde que observados alguns critérios, a compra de um imóvel é um processo simples e seguro. Mas recomenda, no entanto, que o adquirente conte sempre com auxílio de um profissional do ramo.

“Escolher de um corretor de confiança faz toda a diferença para quem quer adquirir um imóvel”.

Exatamente como fez a administradora de empresas Edeltânia de Castro, 33. Com “certo” conhecimento sobre o processo, Edeltânia não se intimidou ao pôr o apartamento anterior da família à venda (dois quartos com 80 m², no Horto Florestal), enquanto procurava um novo. Em pouco tempo, com a ajuda de um corretor, ela decidiu por uma unidade no Le Parc (quatro quartos, 195 m², na Avenida Paralela). Segundo Edeltânia, foi “bater o olho e fechar negócio”. “Com o suporte da profissional ficou tudo mais fácil. Em um mês o cadastro estava aprovado no banco (financiamento bancário), enquanto ela (a corretora) mesma providenciava tudo”, lembra. De acordo com o diretor de venda da imobiliária Lopes, na Bahia, Murilo da Rocha Correia, para a aquisição de um imóvel na planta os únicos documentos necessários são RG e CPF, além de comprovantes de renda, residência e estado civil (se solteiro ou casado). Em se tratando de imóvel pronto ou usado, todos esses documentos citados anteriormente, além de documento de identificação pessoal do vendedor; certidão de tributos da união; justiça federal; estadual cível; criminal e trabalhista. “O contrato de um imóvel na planta é assinado em duas ou três horas. No caso de um pronto, cerca de sete dias, a depender do cartório de registro”, afirma Correia. Após realizar simulação sobre financiamento bancário em sites de diferentes bancos, o advogado Márcio Bastos, 32, se prepara agora para reunir a documentação necessária para a aquisição de duas salas comerciais. “Os bancos oferecem informações sobre o processo em suas páginas na internet. Depois é contar com o corretor”.

 

Fonte: Blog Lopes

Deixe um comentário